Projeto visou à renovação dos planos museológicos, com uma abordagem participativa e estratégica, da rede de museus casa composta por Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida, todos na capital paulista.
A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo é conhecida por receber visitantes gratuitamente e ter uma programação cultural ativa, com oficinas, exposições, saraus, entre outras: a Casa das Rosas, localizada em um casarão da década de 30 na Avenida Paulista, guarda o acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos; a Casa Mário de Andrade, que está fechada temporariamente para reforma, fica na antiga residência do escritor modernista no bairro da Barra Funda; e a Casa Guilherme de Almeida reúne móveis e objetos pessoais do poeta e jornalista na charmosa casa amarela dos anos 40 no bairro de Perdizes, onde acontecem cursos, oficinas e laboratórios de tradução literária e crítica de cinema, entre outros.
A Tomara! conduziu um processo de revisão e construção dos Planos Museológicos da Rede Museus Casa, trazendo uma abordagem inovadora e colaborativa. O objetivo era ir além da simples atualização de documentos, buscando diagnosticar desafios e potencialidades das instituições para fortalecer suas bases estratégicas. O trabalho incluiu a redefinição da missão, visão e valores de cada museu-casa, alinhando-os a objetivos claros para o próximo ciclo. Além disso, a criação de um Plano de Ações específico para cada museu foi desenhada para garantir que as diretrizes se traduzissem em iniciativas práticas, com metas e indicadores tangíveis. A proposta era fazer com que os planos se tornassem ferramentas de gestão eficazes, acessíveis tanto para o público interno quanto externo.
O processo de construção dos novos Planos Museológicos envolveu uma série de etapas detalhadas e participativas, desde um diagnóstico institucional profundo até a escuta ativa de diferentes vozes, incluindo atores internos e externos. Questionários, entrevistas e rodas de conversa ajudaram a captar percepções e a envolver a comunidade museológica na construção do planejamento. Oficinas estratégicas proporcionaram um espaço de reflexão coletiva para revisar e consolidar a missão, visão, valores e objetivos de cada museu. Com isso, foram elaborados planos de ação para os primeiros 12 meses de cada instituição, integrando resultados esperados e indicadores que orientam a execução e a avaliação das ações. A etapa final consistiu na sistematização e redação dos documentos, garantindo que fossem não apenas completos, mas também funcionais e navegáveis.
Para acessar os planos completos e entender como essa nova fase irá impactar a gestão e as atividades dos museus, consulte os documentos disponíveis online.
Ficha técnica:
Ano: 20243/4
Status: Finalizado
O que realizamos: Publicações e sistematizações, Organização de acervos e exposições
Cliente:
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