Resultados e efeitos do programa "Aprendendo a lidar com dinheiro", realizado pelo Instituto BEI em parceira com a Secretaria de Educação de Goiás, foram avaliados na pesquisa.
O programa Aprendendo a lidar com dinheiro começou em 2017, integrando materiais didáticos, formação docente e monitoramento de ações. Dois anos depois, foi testado um desenho de avaliação de impacto experimental para avaliar os resultados do programa. Em 2020, a pandemia exigiu revisões e adaptações para a modalidade remota, o que gerou a necessidade de uma nova avaliação de impacto.
Em 2021, iniciamos uma pesquisa qualitativa e em profundidade, para complementar a avaliação de impacto, em que realizamos análise documental, matriz de referência, elaboração de instrumentos, coleta de dados e produção de relatório da pesquisa. Foram selecionadas oito escolas, entre os grupos de tratamento (que receberam o Programa em 2021) e controle (que não receberam o Programa em 2021). Entrevistamos gestores, coordenadores pedagógicos e professores, e realizamos rodas de conversa com famílias e estudantes. Também foram previstas coletas junto a professores e estudantes egressos do Programa Aprendendo a Lidar com Dinheiro em 2020, técnicos da Secretaria de Educação, representantes da Labor (empresa responsável pela gestão dos processos formativos), coordenadores de todas as Regionais de ensino e tutores das
escolas selecionadas.
A síntese dos resultados da etapa diagnóstica da pesquisa pode ser acessada neste relatório.
Ficha técnica:
Ano: 2021
Status: finalizado
O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Monitoramento e Avaliação
Cliente:
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