Projeto realizado entre 2021 e 2022 para Instituto Natura, Instituto Unibanco e Movimento pela Base elaborou um indicador para mensurar a oferta de oportunidades para o desenvolvimento integral de jovens do Ensino Médio.
A Tomara! participou do desenvolvimento do Indicador de Oportunidades de Desenvolvimento Integral dos Jovens do Ensino Médio (IODIJ), que buscou conhecer a visão dos estudantes sobre como o Ensino Médio contribui com o seu desenvolvimento integral. Elaborado em parceria com o Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Reúna, Movimento pela Base e Itaú Educação e Trabalho, esse indicador foi desenvolvido em 2021 e teve sua primeira medição no ano seguinte.
"Este indicador foi desenvolvido em um importante momento para a educação brasileira com a implementação do Novo Ensino Médio, que contou com vários impasses e desafios a serem superados. Ele teve um grande potencial de ser uma ferramenta de monitoramento da implementação da nova política educacional a partir das perspectivas dos estudantes, ou seja, o indicador colocou o jovem como protagonista desse processo.” explicou a colaboradora Marilia Jahnel da Rede T!, que integra a equipe do projeto.
"A proposta foi entender se, pela percepção dos estudantes, as oportunidades de desenvolvimento existiam, em que medida e como elas foram oferecidas, e se elas faziam sentido para os jovens de diferentes realidades", complementou Michelle Ferreira Brito, também integrante da Rede T! e da equipe do projeto.
"A metodologia que desenvolvemos permitiu que o indicador fosse replicado ao longo do tempo, de modo a compor uma série histórica. Assim, foi possível acompanhar a visão dos jovens sobre se as oportunidades de desenvolvimento integral estavam acontecendo, na medida em que a política foi sendo implementada", explicou Camila Iwasaki, sócia da T!.
Para o desenvolvimento do indicador, foram realizadas revisão de literatura sobre desenvolvimento integral, entrevistas com especialistas e líderes das organizações envolvidas, elaboração de matriz de referência com os construtos teóricos e rubricas para o indicador e metodologia do indicador, preparação de questionário para ser aplicado junto aos jovens, coleta de dados e cálculo do indicador.
A Frente Nacional de Ensino Médio do Consed passou a liderar essa iniciativa na etapa de coleta de respostas de estudantes das redes públicas de Ensino Médio de 23 estados brasileiros em 2022. O questionário online abordou alguns aspectos relacionados ao processo pedagógico e ao ambiente escolar, distribuídos em seis dimensões do desenvolvimento integral: físico/corporal, socioemocional, intelectual, cidadã/valores, simbólica/cultural e projeto de vida.
Os resultados dessa coleta foram utilizados para calcular o indicador e foi divulgada a média nacional obtida nessa primeira medição. Foram elaboradas também devolutivas individuais dos resultados de cada estado participante, com vistas a contribuir para o aprimoramento da política, considerando a visão dos jovens sobre o seu processo de desenvolvimento integral.
Ficha técnica:
Ano: 2021
Status: finalizado
O que realizamos: Monitoramento e avaliação, Pesquisas e Estudos, Planejamento e estruturação de iniciativas
Clientes:
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